domingo, 14 de setembro de 2008

Nossos heróis

No clima de vestibular, onde o tema da prova de hoje da UERJ eram heróis, me vi no meio da prova, lendo os textos e pensando em como seria legal escrever uma redação com esse tema. Tá eu sei que eu tinha que me concentrar era na prova, mas que o tema era muito interessante, isso ele era sem dúvidas.
Ai lendo os textos comecei a ver que os heróis de quadrinhos, hoje não são mais heróis, nossos heróis de hoje em dia são mais humanos, e nem sempre são alvo de uma tentativa de ‘inclusão social’ do tipo, mutantes (X-men), órfãos (Batman), ou seja lá qual for a natureza de todos os outros citados e não citados no texto da prova.
Os verdadeiros heróis de hoje são humanos, sem qualquer poder. Bastou fazer uma coisa fora do seu cotidiano – coisas essas que deveriam fazer parte do nosso instinto e do nosso cotidiano – e já virou herói. Heróis de verdade são os que salvam vidas, são os que têm coragem de lutar por coisas que todos os queriam, mas que não tem coragem. Heróis são nossos pais que nos aturam e lutam – ou lutaram – para nos educar e nos criar nesse mundo louco, heróis somos nós por sobrevivermos nessa loucura de vida.
Todos nos tornamos heróis quando algum obstáculo nos aparece no caminho.
Quando na verdade não era pra ser assim, heróis de verdade são Ghandi, Martin Luther King, Che Guevara, etc. Pessoas que entraram p. história. Mas e daí, meus heróis são meus pais – e provavelmente os seus são os seus pais também. Heróis podem ser qualquer um, até nós mesmos. Depende do seu ponto de vista. Mas todo mundo cultiva um herói.
Ah e a prova? Bom resolvi me concentrar depois desse pensamento e resolvi me tornar uma heroína – não necessariamente entrando para a história .

“Heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências”
(W. Shakespeare)

2 comentários:

Dodo disse...

Opa ! nada mais profundo do que um texto falando de heróis !! vc esqueceu de citar nossos queridos heróis que invadem nossa tv todos os dias no famoso horário político, esses sim tem super poderes, são capazes de enganar até seus piores inimigos ! rsrs
enfim, adoro o que vc escreve...
é isso que tenho por hoje, bjs !

Marii Duarte disse...

É Carol esse blog esta cada vez mais sério rsrs Muitas vezes vamos longe de mais sem enchergar os herois que nos cercam. Herois palpaveis de carne e osso que erram e acertam algumas vezes também, eles são so resposáveis para no futuro nos tornarmos ou não herois de outra pessoa =)

bjs