sábado, 20 de setembro de 2008

Pra sempre

Amizade é uma coisa que não precisa de classificação, não precisa de idealismo, entre outras coisas...
Amizade é um dos sentimentos mais lindos da face da Terra – e se houver vida fora do planeta, também deve existir tal coisa por lá -, sentimento desigual. Podemos ter vários amigos, e o sentimento é o mesmo, porém com suas pequenas diferenças. Sentimento por pessoas de sexo igual, ou por sexos opostos – sim eu acredito -, por pessoas que se preocupam com você, por pessoas que você tem grandes afinidades, por pessoas que te acompanham desde pequena.
Nesse assunto posso dizer que sou abençoada, tenho amiga de todas as formas, de todos os tipos, de tantas experiências e de tempos diferentes. Amigas de infâncias, amigas que eram amigas de outra amiga, amigas-irmãs, amigas de pouco tempo, mas que já são de grande afeto, as melhores amigas, as amigas psicólogas, as conselheiras, as amigas distantes.
Nem sempre acertam, mas as amigas são sempre elas, pra elas há perdão, com elas não existe furadas, qualquer momento com elas, por mais rápido que seja sempre tem algo especial, sempre tem algo inesquecível. Rola ciúmes, rolam brincadeiras, rola conselhos, gargalhadas e até mesmo brigas, mas sempre o amor de amigas, sempre querendo o bem da outra.
(Amizade entre homem e mulher é uma coisa que não tem explicação e nem foi por isso o post, outro dia quem sabe falo deles aqui.)
A amizade feminina é algo que é explicado até cientificamente. Pesquisadores de vários países dizem que o responsável por isso é um hormônio, a ocitocina. Produzido no cérebro, ele reduz a sensação de medo e produz um sentimento de confiança que ajuda a criar e manter os laços de amizade entre mulheres. A ocitocina é tão fundamental no organismo feminino que é liberada quando a mulher dá a luz e alimenta seu filho.

"Fora a amamentação, ela também é responsável pela criação do vínculo entre a mãe e o bebê. Entre pessoas adultas, temos diversos relatos de que a ocitocina age principalmente nas mulheres, estreitando vínculos de amizade, de carinho, respeito. Alguns artigos denotam que quanto maior a convivência entre as amigas maior é o estímulo para a liberação dessa ocitocina, um dos hormônios que governam a vida das mulheres", explica o biopsicólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A verdade é essa, nós mulheres podemos (às vezes) nos unir pra falarmos mal das outras, podemos fofocar dos outros, mas a verdade é que somos unidas, amigas quando preciso. E a amizade é tudo nessa vida, já dizia o poeta Mário Quintana. “A amizade é um amor que nunca morre”

5 comentários:

Unknown disse...

É isso amizade não se explica...Só sei que eh o que mais prezo nessa vida...Tenho mto orgulho das minhas amizades...E é mto bom saber que não tenho uma prima mas além disso uma amiga pra todas as horas..Te amo Cara de pó!

Anônimo disse...

'Nem sempre acertam, mas as amigas são sempre elas, pra elas há perdão, com elas não existe furadas, qualquer momento com elas, por mais rápido que seja sempre tem algo especial, sempre tem algo inesquecível.' Tá bom, tá bom, eu sei que essa parte é pra mim! Hahahaha =)

Éee, Math, amizade é assim. Ela acontece, e simplesmente, continua existindo, pra nossa felicidade =)

Te amo!
Bjos, Vini ;)

Flávia disse...

Quando seu mundo cai e o chão some debaixo dos seus pés, é com eles q vc vai falar... quando tudo parece perdido e vc nem consegue pensar direito, é a eles q vc escuta...
e quando tudo dá incrivelmente certo, adivinha quem tb está lá! Amigos, de sempre, de todo tipo e loucura diferente... meu amigos, indispensáveis!!
amiga, lov u

Dodo disse...

Opa ! eu não falei que vc escreve bem ? eu apostei em vc e to me dando bem, valorização 100% ! rs
amizado, algo que surge do nada, passa por várias fases da vida mas mesmo assim está alí presente, muitas vezes confiamos mais em verdadeiros amigos do que em nossos próprios parentes...
bjs pra ti !

Lia disse...

Já falei que você escreve muito bem né Carool?
Uma pessoa que está sempre ao meu lado,seja nos momentos mais alegres ou nos tensos.Não importa você sempre está aqui.E eu agredeço a Deus todos os dias por ter me dado essa segunda irmã mais velha!Minha titia chuchucréiazilda (L)
Te amo muitão!